O mantou é um pão branco de leite cozido no vapor, com uma massa super fofinha e levemente adocidaca, é de origem chinesa, segundo historiadores surgiu centenas de anos antes de Cristo no Norte da China e era considerado um alimento de nobres.
Combina muito bem com coisas simples como manteiga, queijos cremosos, geleias... e também com carnes, vegetais, etc...
Esse é um pão muito fácil de fazer, leva poucos ingredientes e fica pronto rápido.
(Ciclo Pizza / Amassar / Massas)
Tamanho: 600g / 750g
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelo líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar retire a massa, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, abra com as mãos ou com um rolo, enrole e corte em pedaços com no máximo 3cm de largura, entre 14 e 16 partes, coloque cada pedaço de massa sobre um pedacinho de papel-manteiga e deixe crescer até dobrar de volume.
Assim que os pães estiverem crescidos coloque-os em uma vaporeira, deixando espaço entre eles pois vão crescer mais um pouco, e leve para cozinhar no vapor por 8 minutos. Repita o processo até cozinhar todos.
Eu sempre utilizo uma vaporeira de bambu tradicional da culinária oriental, mas vocês podem utilizar qualquer tipo de panela ou utensílio de cozimento no vapor, dará certo igualmente.
Dicas: Polvilhe um pouco de gergelim sobre os pães antes de cozinhar, ficam lindos. E se gostou dessa receita confira outras de pães orientais feitos no vapor aqui mesmo no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!