Mais uma receita inusitada, diferente e deliciosa que criei e hoje venho compartilhar com vocês, um panetone sabor ferrero rocher, na verdade também pode ser considerado um chocotone, já que tem chocolate na massa.
Fica super fofinho, molhadinho... e tanto o sabor como o aroma são iguais ao famoso chocolate que usei como inspiração, podem acreditar!!!
É perfeito, seja para se deliciar, para presentear ou para dividir com a família, todos vão gostar.
(Ciclo Doce / Panetone ou Pizza / Massa e Assar)
Tamanho: 900g / 1kg
1 xícara de leite + 1 ovo (quebre o ovo na xícara medidora e complete com leite)
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de creme de avelãs (Nutella)
2/3 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de cacau em pó
3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de avelãs torradas (130g)
Recheio / Cobertura:
1/2 xícara de creme de avelãs
1/2 xícara de avelãs torradas picadas
Antes de começar a receita se atente as seguintes dicas:
- Nenhum ingrediente pode estar gelado, assim como nas outras receitas de pão que ensino.
- O creme de avelãs pode ser de qualquer marca.
- Se as avelãs não forem torradas você pode torrar usando a própria máquina como já ensinei AQUI, na AirFryer ou em uma panela no fogão, porém devem estar frias antes de usar na receita, e podem estar com ou sem a pele, não fará diferença. Não podem ser salgadas.
Na máquina:
Comece colocando os líquidos na forma da máquina de pão, em seguida adicione os secos, lembrando de peneirar o cacau misturado com a farinha para evitar grumos ou bolinhas de cacau. Adicione o fermento e as avelãs, programe o ciclo e ligue a máquina, agora é só aguardar.
Quando estiver pronto aguarde esfriar antes de cortar, embalar ou rechear.
Para rechear vocês podem fazer furos e injetar o creme de avelãs misturado com as avelãs dentro, ou se preferir podem apenas cobrir com o creme e decorar com avelãs picadas.
No forno:
Caso queira assar fora da máquina, em formas próprias para panetone, basta usar o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30). Quando o ciclo terminar retire a massa, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, faça uma bola e coloque dentro da forma de panetone. Deixe crescer até que a massa chegue na altura da borda da forma, então faça um corte em cruz no centro e leve para assar em forno já pré-aquecido em 180º até que esteja bem dourado.
Retire do forno e aguarde esfriar antes de cortar, embalar ou rechear.
Para rechear vocês podem fazer furos e injetar o creme de avelãs misturado com as avelãs dentro, ou se preferir podem apenas cobrir com o creme e decorar com avelãs picadas.
Mais dicas:
- Não corte o panetone quente, aguarde esfriar.
- Não é preciso esfriar de cabeça para baixo neste receita.
- A textura da massa pode ser mais pegajosa do que uma massa de pão comum, assim como as massas de panetone em geral.
- Se quiser adicionar gotas de chocolate faça isso fora da máquina, abrindo a massa sobre uma bancada com as mãos e adicionando 1/2 xícara de gotas de chocolate, depois amasse para misturar, faça uma bola, deixe crescer e asse conforme expliquei anteriormente.
- Se não encontrar formas próprias para panetone onde mora, você pode usar uma ou mais formas pequenas e um pedaço grande de papel manteiga dobrado ao meio circulando a assadeira, e um pedaço redondo também no fundo. Desta maneira a massa crescerá e assará no mesmo formato dos panetones comprados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!