Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Abóbora com Coco



Quem prova nem acredita no quanto esse pão fica fofinho e saboroso, além dessa cor linda e intensa!
Super perfumado, combina bem com todo tipo de geleias, queijos cremosos, manteiga e até com coisas salgadas, mesmo a massa sendo doce.
Vocês podem preparar assim modelado ou todo na máquina, como preferirem.

(Ciclo Básico, Sanduíche, Francês ou Doce)

Tamanho: 900g / 1kg

2 xícaras de abóbora cozida e amassada ou processada
5 colheres de sopa de açúcar máscavo, demerara ou refinado
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de coco ralado seco
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Para esta receita vocês podem utilizar qualquer tipo de abóbora.
Cozinhe a abóbora em pedaços, da maneira que preferir, escorra e amasse bem com um garfo ou processe com ajuda de um mixer ou processador de alimentos, eu prefiro processar neste caso.
Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão, na ordem listada, depois programe o ciclo e ligue a máquina.
Caso queira modelar nesse formato é bem simples, basta colocar todos os ingredientes na forma da máquina na ordem listada, depois selecione o ciclo de preparar massas de sua máquina (Pizza ou Massa - 1h30) e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, divida em 8 partes iguais, faça uma bola com cada pedaço de massa e coloque na assadeira da maneira que mostro nas imagens, sendo uma bola no centro e as demais contornando ela.




Deixe a massa crescer até dobrar de volume, pincele com 1 gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de água, polvilhe um pouco de coco ralado por cima e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até ficar bem dourado.
Retire do forno, aguarde esfriar, decore como preferir e sirva!

Dicas:
- A umidade da massa pode variar de acordo com o tipo de abóbora utilizada e pelo método de cozimento utilizado, então sugiro que cozinhe no vapor para que não absorva muita água.
- Devido a essa variação da umidade e tipo de abóbora pode ser necessário usar um pouco mais de farinha, então após 20 minutos dê uma olhada para ver se a massa está muito mole, caso esteja adicione um pouco de farinha, mas não exagere ou terá um pão seco e duro.
- Se quiser, poderá trocar 1 e 1/2 xícara da farinha branca por farinha integral.
- Adicione especiarias como cravo e canela em pó, para dar um toque ainda mais especial no sabor e aroma.
- Para saber mais sobre assar pães fora da máquina veja os links abaixo.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

  1. Bom dia, Maurício! Adoreiiii a receita, que pãozinho lindo!
    Seria possível eu retirar o coco ralado da massa? Ou acha que isso alteraria o resultado final?

    Adoro seus blogs e acho você uma simpatia. Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. É possível, mas alterará sim o resultado. Tem várias outras receitas de pães de abóbora que já ensinei aqui mesmo, confira.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: