Sem dúvidas esse é um dos pães com recheio salgado mais populares de Portugal, tão popular que se encontra facilmente em qualquer padaria, cafeteria ou supermercado, e já aviso que é delicioso!
A primeira vez que provei esse pãozinho foi em uma de minhas viagens, mais precisamente em uma festa popular, onde também é comum e muitas vezes é feito na hora, preparado em bancadas concavas de madeira, com as mãos, e assado no forno a lenha, e quando acabam de assar imediatamente se formam longas filas, e as pessoas compram muitos.
A massa desse pãozinho é simples, bem básica, o que o deixa tão gostoso é principalmente o recheio de chouriço, um embutido português de carne de porco com pimentão e especiarias, muitas vezes defumado, e também o queijo, que não é obrigatório, mas combina muito bem.
Sempre ensino muitos pães típicos dos mais diversos lugares e esse não poderia ficar de fora, ainda mais sabendo que há tantos friends que me acompanham diretamente de Portugal.
(Ciclo Pizza / Massas)
Tamanho: 900g / 1kg
1 e 1/4 de xícara de água
2 colheres de sopa de azeite (opcional)
2 colheres de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Recheio:
200 a 300g de chouriço fatiado (dicas e opções abaixo)
200 a 300g de queijo fatiado (dicas e opções abaixo)
Dicas:
O chouriço utilizado nessa receita é um embutido, semelhante a linguiça, feito de carne de porco e não de sangue como muitos imaginam quando falamos de chouriço aqui no Brasil, onde muitas vezes é de sangue. O tipo mais comum e que mais gosto é o chouriço alentejano defumado, mas também fica ótimo com outros tipos de chouriço português, com painho alentejano e no caso de quem não encontra produtos portugueses com facilidade aqui no Brasil a linguiça tipo portuguesa também fica ótima.
O queijo varia muito, em algumas regiões de Portugal utilizam o queijo de ovelha, queijos bem regionais, e também o queijo flamengo, que é um queijo muito semelhante a nossa muçarela fatiada, então podemos utilizar a muçarela ou outro queijo que derreta bem tranquilamente, ou até mesmo não usar queijo.
O azeite é opcional pois geralmente não faz parte desta receita, mas há variações que usam e eu gosto bastante, pelo sabor e pela crocância que dá ao pão.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes da massa na máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe a máquina no ciclo de preparar massas (1:30h) e deixe até o final.
Quando a massa estiver pronta coloque sobre uma bancada enfarinhada e divida em 8 partes iguais. Abra cada pedaço de massa com as mãos mesmo, distribua o recheio e enrole como um rocambole.
Coloque os pães já recheados em uma assadeira, deixe crescerem até dobrarem de volume, faça cortes diagonais com ajuda de uma lâmina ou faca afiada e leve para assar em forno já pré-aquecido em 200º até dourarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!