Amo broa de centeio, principalmente com manteiga, no café da manhã ou lanche da tarde e até para acompanhar sopas. Esse é um pão que aprendi a amar em minhas viagens pela Europa, onde é muito comum e tradicional, em muitos lugares esse pão é feito até hoje de maneira bem artesanal, pois o centeio é cultivado há milênios e é um cereal que se adapta bem em regiões de clima mais frio.
Essa broa é macia porém mais densa, com cor mais escura e o sabor marcante do centeio, por isso é prática para comer das maneiras que falei, além de ficar ótima com geleias e pastas doces, tanto fresca como torrada.
(Ciclo Integral ou Pizza / Amassar / Massa)
Tamanho: 900g ou 1kg
1 e 1/4 de xícara de água
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de centeio
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Caso deseje assar essa broa no formato mais tradicional como na foto basta usar o ciclo de amassar massas de sua máquina (1h30), deixe até o final, retire a massa, coloque sobre uma bancada enfarinhada, polvilhe farinha também por cima da massa, faça uma bola e coloque em uma assadeira, deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até dourar.
Dicas: Aguarde o pão esfriar ou ao menos amornar antes de cortar. A farinha de centeio dá uma textura na massa diferente do trigo comum, então é um pouco mais elástica e grudenta de trabalhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!