Vocês não fazem ideia do quanto esse pão é perfumado e saboroso! Tenho certeza que será uma grata surpresa ao olfato e paladar de quem fizer e provar. A intensidade da laranja e o toque do cumaru se unem e criam essa maravilha.
Para quem não conhece, o cumaru é a semente de um fruto amazônico, isso mesmo, é nativo no nosso país, e bem acessível. Essa semente é muito aromática e já faz um imenso sucesso no exterior, conhecida até como "baunilha brasileira", tamanho o amor de muitos chefes renomados que não deixam mais de usá-la em seus pratos, principalmente em sobremesas.
Depois que vocês fizerem voltem aqui e me contem o que acharam de mais essa receitinha incrível que desenvolvi e hoje compartilho aqui pra vocês!
Obs: Hoje é possível encontrar para comorar o cumaru em supermercados, lojas de temperos e especiarias, mercados municipais, lojas de produtos naturais e claro, pela internet. Fora do Brasil também é conhecido como "fava tonka".
(Ciclo Doce)
Tamanho: 900g / 1kg
1 laranja bahia + 1/4 xícara de água fria
1/4 xícara de água morna
1/4 xícara de óleo ou azeite
1/2 xícara de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
1/2 cumaru ralado
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Corte a laranja em pedaços menores, com casca e tudo, e coloque em um liquidificador juntamente com a água fria, em temperatura ambiente, bata bem, até não ver mais pedacinhos da laranja. Desta mistura devemos obter 1 xícara de laranja batida, caso falte um pouco para completar devido ao tamanho da laranja complete a xícara com mais água.
Coloque a laranja batida e todos os demais ingredientes na forma da máquina de pão seguindo a ordem acima. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Dicas: Apesar de mais adocicado esse pão combina bem com manteiga, requeijão, mel, geleias, creme de avelãs, etc... Fica ótimo levemente tostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!