Esse pão é maravilhoso, primeiro porque é um tipo de bioche e eu amo brioches, segundo porque é diferente de tudo que já provei em sabor e aroma. Confesso que na primeira vez que fiz essa receita não sabia se iria gostar, quando dei a primeira mordida fiquei processando as informações kkk, e depois me apaixonei, deste então está sempre presente aqui em casa.
O "Varme Hveder", que significa basicamente "Pão Quente", é uma receita tradicional da Dinamarca, são feitos principalmente em um de seus feriados religiosos que acontece um pouco após a Páscoa. São servidos quentinhos com acompanhamentos doces ou salgados, como geleias e queijos, ou aquecidos e tostados levemente, o que também faz parte da tradição.
Ficam muito fofinhos e mega perfumados, e nessa versão que desenvolvi para a máquina de pão vocês podem assá-los no formato de um único pão ou dividir em pãezinhos menores como é mais tradicional.
(Ciclo Sanduíche / Básico / Normal ou Pizza / Amassar / Massa)
Tamanho: 900g ou 1kg
3/4 xícara de leite levemente morno
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos médios
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de cardamomo
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico seco
Cobertura:
1 gema + 3 colheres de sopa de água ou leite
Para quem não conhece o cardamomo vou dar algumas informações e dicas. O cardamomo é uma pequena vagem verde com sementinhas pretas dentro, para usar eu gosto de colocá-las em um pilão, dou algumas batidas para as cascas e sementes se separarem, depois retiro as cascas e continuo macerando as sementes até ficarem quase um pó, então uso desta maneira nas receitas. Talvez vocês encontrem ele já em pó, mas eu não gosto, não tem todos os aromas e sabores. Aliás o aroma lembra muito o gengibre, mas nos preparos essa característica muda e ele fica com aromas e sabores únicos.
Comece colocando todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelo líquidos, depois os secos e por último fermento. Depois decida se irá assar na máquina ou modelar. Caso vá assar na máquina basta escolher um dos ciclos que indico no início e ligar a máquina. Se for assar fora escolha o ciclo de amassar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final, quando terminar retire a massa da máquina, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, divida em 12 partes iguais, faça bolinhas com cada parte e coloque em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga também untado. Deixe crescerem até dobrarem de volume, então pincele com a mistura da cobertura, de gema e água ou leite, e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até ficarem dourados.
Quando estiverem prontos passe para uma grade para esfriarem.
Dicas: Sirva com geleias, doces, manteiga, queijos cremosos ou firme, embutidos, monte sanduíches... E no dia seguinte abra ao meio e dê uma leve tostada antes de servir.
Maravilhosa suas receitas
ResponderExcluirRodrigo, se for usar apenas a programação de amassar a massa, da pra fazer 2 receitas ao mesmo tempo? Ficaram tão bons que 12 pãezinhos é pouco aqui pra casa kkkkk
ResponderExcluirNão pode. Fico feliz que gostaram! (*Maurício)
ExcluirSuper aprovado
ResponderExcluirFicaram otimos
Primeiro fiz o cardamomo(dificil de acha) e depois fiz com ele
Vou fazer hoje amo amo cardamomo, tenho o normal e o negro que e um.espetaculo com gosto de defumado p carnes
ResponderExcluir