(Ciclo Sem Glúten / Francês / Básico / Normal)
Tamanho: 900g ou 1kg
1 e 1/3 xícaras de água morna
2 ovos grandes
3 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 colher de sopa de mel ou açúcar
1 e 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de goma guar ou goma xantana
3 e 1/4 xícaras de farinha sem glúten (aquela mistura vendida já pronta)
1 colher de sopa de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Após 5 à 10 minutos verifique se há farinha nas laterais da forma da máquina, se tiver passe uma espátula puxando para a massa.
Maurício, tudo bem?
ResponderExcluirProcurei nas dicas básicas mas não encontrei, pode me explicar qual a função da goma xantana nos pães sem gluten? Descobri minha intolerância recentemente e quero me aprofundar mais no assunto. Ah e obrigada pelas excelentes receitas de todos os seus blogs, sigo todos!!!
Ela faz o papel do glúten, já que neste caso não teremos ele. Dá a liga e elasticidade, adiciona volume, estrutura, e da viscosidade, também estabiliza e emulsiona tudo. Evita que o pão fique com aquela textura estranha e se esfarelando.
ExcluirMuito obrigada!
Excluiroi MAURICIO .Não sei o que é xantana, nunca vi! Você explicou ai para que serve.... onde se compra? Pode ser substituida por outra coisa? Obrigada.
ResponderExcluirExpliquei acima. Vc acha em qq casa de produtos naturais ou na internet, se vc é intolerante precisará e ouvirá muito sobre ela.
ExcluirBom dia, Mauricio! Sou a mais nova "padeira" de máquina do pedaço e seu blog me salvou com as receitas sem glúten. Tudo explicadinho é certeiro. Parabéns!! Você poderia me tirar uma dúvida? O que significa "farinha de trigo especial" no caderno de receitas quem vem junto com a máquina? A minha é Britânia Multipane. Obrigada.
ResponderExcluirBem-vinda. Obrigado. Leia as Dicas Basicas aqui no blog.
ExcluirOi, tem alguma receita sem trigo, leite e também sem ovos? Minha filha é alérgica
Excluiraqui mesmo no blog
ExcluirReceita ótima! Fica uma delícia!
ResponderExcluirMaravilhoso esse pão. Obrigado pela receita, Maurício.
ResponderExcluirSó tenho uma dúvida: posso fazer esse pão no ciclo amassar e assar fora da máquina? Dá alguma diferença no resultado? Preciso deixar quanto tempo descansando?
Não recomendo. Pão não tem tempo, leia as DICAS BASICAS aqui mesmo no blog.
ExcluirOlá Maurício!!
ResponderExcluirPosso fazer esse pão com outra farinha, sem ser trigo?
Essa receita não é com farinha de trigo, trigo tem gluten.
ExcluirOlá Maurício, você não me conhece mas sou sua fã número 1, Lúcia. rsrsrsrs
ResponderExcluirEstou adentrando esta fase sem glúten então estou tentando entender este novo mundo.
Fiz esta receita e ADOREI como todas as outras que você posta.
Aí fui usar a máquina para fazer um pão doce normal (com farinha de trigo). Já tentei por duas vezes e NÃO esta dando CERTO. Pode ser interferência da Goma Xantana? Estou sem entender. Já fiz este pão doce muitas vezes e sempre ficou perfeito.
Obrigada, obrigada, obrigada por tudo.
Abraço
Olá, obrigado pelo carinho. Se vc estia tentando subsitituir a farinha branca por farinha sem gluten não vai dar certo mesmo, escolha uma receita que já seja com esses ingredientes aqui mesmo no blog. Agora se não for isso veja as DICAS BASICAS aqui no blog para ver se descobre o erro, se não terá que tentar descobrir o ingrediente problematico. Abraços
ExcluirOi Maurício, tudo bem? Testei essa receita e meu pão não cresceu...ficou super pesado. Onde será que eu errei? Alguma dica adicional? Obrigadas pelas suas receitas!
ResponderExcluirAbaixo da receita tem ali todas as dicas e soluções
ExcluirOlá, Maurício!
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigado por disponibilizar essas receitas sem glúten e sem leite. Elas ajudam muito pessoas (como eu) que não podem ingerir esses alimentos, seja de forma temporária ou definitiva.
Fiz essa receita seguindo integralmente suas indicações. O Pão ficou muito bom, exceto por duas questões "estéticas":
1) Selecionei como cor a opção "claro". Porém, na parte externa, a metade superior do meu pão (parte das laterais e toda a parte de cima) ficou extremamente esbranquiçada, sendo que a parte de cima também ficou bem irregular (para não dizer deformada, rs.), enquanto a metade inferior ficou douradinha e "normal".
2) O recheio do pão ficou um pouco "pesado" e não tão "fofinho" como na foto da receita.
Será que mudar a cor da casca para "escura" resolve essas questões? Ou devo assar ele por um período de tempo maior?
O que você me recomenda fazer da próxima vez para corrigir essas questões?
Desde já, obrigado!
Grande abraço!
Obrigado friend. Vc pode testar e ver no que dá, e vc pode ver as DICAS BASICAS aqui no blog tb. Abraços.
ExcluirOlá, essa farinha sem gluten pode ser a de arroz, por exemplo? que vc comentou que existe farinha de trigo sem glutem mas eu nuna vi. ME tira essa duvida pfv. Obrigado
ResponderExcluirConforme escrevi na receita acima é aquela comprada pronta, um mix de várias que vc compra assim. Não, nunca disse isso, vc leu errado, farinha de trigo tem gluten.
ExcluirHá 4 anos descobri intolerância ao glúten e lactose e desde então tenho tentado fazer pães sem glúten, porém todos sem sucesso. Ficava muito chateada quando as receitas davam errado. Resolvi então investir em uma máquina de pão para tentar ajudar, e já descobri o seu site. Gostaria de agradecer o seu trabalho e elogiar. Finalmente consigo comer meus pães e com variedade. Esta receita de pão francês foi a mais próxima ao pão de padaria que experimentei. Apenas gratidão!
ResponderExcluirQue bom friend. Fico feliz que gostou. Abraços 😉
Excluir