(Ciclo Doce)
Tamanho: 600g ou 750g
1 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga ou margarina amolecida
1 ovo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/4 colheres de chá de canela em pó
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Doce.
Dicas: Você pode adicionar passas ou castanhas após soar o BIP, quando a massa já estará homogênea, no máximo 1/2 xícara.
É possível fazer pães diet?
ResponderExcluirSim Luciana, tem inclusive alguns aqui no blog, basta fazer as substituições, açúcar por adoçante forno-e-fogão, a margarina ou manteiga por azeite ou canola, escolher uma receita que já seja com água, etc...
ResponderExcluirAdoro canela, num pão deve de ficar interessante! :)
ResponderExcluirBeijinhos doces e bom fim de semana!
Gente, fiz esse pao e esta aprovado!! Uma delicia, tem gostinho de rosca!! Parabéns pela receita!!
ResponderExcluirAmei a receita, fiz e deu super certo, ficou uma delícia! Alterei a receita e coloquei 2 xic de farinha comum e 1 xic de farinha integral! Faltou as passas, pois não tinha na hora, mas realmente com as passas deve ficar maravilhoso!! Super aprovada! Parabéns!!
ResponderExcluirMaurício, estou procurando alguma receita com polvilho, mas que não seja pão de queijo. Queria usar para fazer um pão doce mas na dúvida de como ficará a textura, prefiro consultá-lo. Vc tem alguma receita que leve mais polvilho do que farinha? Qdo coloco polvilho doce na procura, aparecem n receitas mas várias sem o dito-cujo. Grata.
ResponderExcluirOi Simone, isso é muito difícil, porque o polvilho dá sempre um resultado semelhante ao pão de queijo ou algo muito duro e seco, não tenho nenhuma receita assim rs... abraços!
ResponderExcluirahhhhhhh então não é polvilho que quero não. thks
ResponderExcluirmauricio gostaria de saber qual farinha de trigo voce usa pois meus pães nunca ficam bons
ResponderExcluirVeja o que falo sobre isso e muito mais ali no topo do blog nas Dicas Básicas 1 e 2. Abraços!
ResponderExcluirAaaa fiz esse pao ontem e deu super errado...ficou uma casca dura e mole..parecia cru por dentro.
ResponderExcluirFoi o meu primeiro pao feito na maquina, ainda estou aprendendo...vou tentar novamente fazendo o pao de leite e mel.
Mauricio será que fiz algo de errado? Usei leite desnatado, trigo emege e fermento Dr. Otcker.
Aline, se vc é nova, comece lendo as Dicas Básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog, depois se aventure nas receitas diferentes rs... Abraços!
ResponderExcluirMauricio tem alguma diferenca do leite desnatado?? posso continuar usando ou nao?.
ResponderExcluirOi Aline, pode usar normalmente, a diferença do desnatado é que ele tem menor teor de gordura, mas se não mudar o resto não é algo que afetará o resultado do pão.
ResponderExcluirolá Maurício! Fiz esta receita hoje. Após a maquina amassar todos os ingredientes verifiqueique ficou com a textura um pouco mole, mas como segui a receita na risca, deixou o Ciclo Doce continuar. Faltando 10 minutos para começar a assar dei uma olhada e fiquei super feliz em ver a massa que havia crescido até quase em cima da forma; contudo a alegria durou pouco... 5 minutos depois olhei novamente e a massa tinha afundado uns dois dedos e o centro um pouco mais e apos uns 4 min começou a assar e continuou afundada a massa até completar o ciclo. Porque será que aconteceu isso?? Obrigado e parabéns pelo Blog. Evandro. BH/MG
ResponderExcluirOi Evandro, pode ser a farinha, fermento... várias coisas, leia as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog que irão lhe ajudar, abraços!
ResponderExcluirBoa noite Maurício, adoro suas receitas e dicas. Estou fazendo essa receita e estou com medo. A MFP ainda está sovando a massa, mas ela está bem mole. É normal? Será que acrescento um pouco de farinha? Muito obrigada!
ResponderExcluirDeu super certo!! Uma delícia!
ResponderExcluirOi Flávia, que bom que gostou, tem receitas em que a massa é mais mole mesmo, em outras mais firme, em outras firme mais grudenta, cada receita tem uma leve nuance de textura da massa, se não todos os pães sairiam iguais rs
ResponderExcluirNão entendi a descrição: "Você pode adicionar passas ou castanhas após soar o BIP"
ResponderExcluirQue BIP, o final quando o pão já está pronto?
Algumas maquinas, a maioria, emitem um BIP, um sinal sonoro, quando é a hora ideal de se adicionar frutas, castanhas, etc...
ResponderExcluirFiz este pão hoje. Ficou maravilhoso!
ResponderExcluirMauricio, boa tarde. Minha maquina de pão é Electrolux, não há o ciclo Doce nela, por qual eu substituo para fazer este pão? Obrigada.
ResponderExcluirUse o de Brioche ou Básico mesmo
ExcluirMuito boa, uma delícia, ficou demais.
ResponderExcluirvou fazer hoje.... !!!
ResponderExcluirBoa tarde, ganhei minha máquina esse fds ontem fiz meu primeiro pão que foi o pão de manteiga e deu super certo eu amei. Achei vc vó YouTube e já me apaixonei. Procurei receita de algo que fosse parecido com rosca de canela ( pão doce de canela) vou fazer hoje sua receita, gostaria de esclarecer uma dúvida. Se eu quiser diminuir para o pão de 450 posso fazer a proporção que dá certo?
ResponderExcluirOlá. Tem vários pães com canela aqui no blog, roscas, cinnamons, etc... Se fizer certinho não tem porque dar errado. Bjs
ExcluirFiz a receita e deu super certo. Muito delicioso.
ResponderExcluirObg friend!
Excluir